Sobre a ICP

Bem vindo à Igreja Congregacional Pentecostal! Os envolvidos na fundação da Igreja Congregacional Pentecostal, em 1921 nos EUA, tinham a visão de encontrar as pessoas ainda não alcançadas pelo evangelho de Cristo por meio da mensagem pentecostal. Os fundadores cedo trabalharam seus alvos, que era, levar a Palavra de Cristo onde o Evangelho Pleno e a Mensagem Pentecostal não tinham ainda sido proclamado. Atualmente através do mídia: rádio, televisão, revistas, jornais e internet a organização vê cumprida boa parte da visão de seus fundadores. Atravessando as fronteiras dos Estados Unidos, alcançou a América do Norte, toda a América Central, quase toda a América do Sul, vários países da África e Ásia. É difícil definir com precisão a missão da Igreja Congregacional Pentecostal, porque em cada Continente, País, Região, Cidade, Povoado ou Comunidade ela tem uma missão específica.


Sua missão é receber a santidade e poder de Deus para ser testemunha do Senhor Jesus Cristo e fazer discípulo de todas as nações. Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com fidelidade a todas as pessoas, como fizeram os primeiros apóstolos. Isso inclui também enfatizar os valores do Reino de Deus diante das injustiças do homem. Como todos os grupos protestantes, a Igreja Congregacional Pentecostal é herdeira da Reforma do século XVI. Por isso, nossa posição doutrinária inclui os seguintes pontos: A Bíblia é a Palavra de Deus e autoridade completa e suficiente para assuntos de fé e de conduta cristã. A justificação do homem (perdão e salvação em Cristo) é pela fé e totalmente grátis, dependendo exclusivamente dos méritos de Cristo e da graça de Deus.

Também somos herdeiros do avivamento começado no século XVIII com João Wesley e companheiros e da grande onda missionária do século XIX. Assim, nossa prática pastoral caracteriza-se pelo seguinte: conduzir cada crente a uma experiência pessoal de salvação em Cristo Jesus; ensinar os passos para uma vida cristã vitoriosa e santificada pelo recebimento e plenitude do Espírito Santo; anunciar que o mesmo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de Jesus Cristo e dos apóstolos, também hoje realiza milagres e prodígios; e ensinar uma vida cristã de consagração total, sem apego ou conformações com este mundo, por causa da eminência da volta do Senhor.


Uma característica do ministério da Igreja Congregacional Pentecostal, desde o princípio, tem sido estimular, juntamente com o ministério formado, o treinamento rápido e prático de evangelização por todos os membros da igreja, independente do grau de instrução. Cremos que o cristão deve manifestar uma vida de santidade, como resultado da submissão a Deus e da plenitude do Espírito Santo. Isso significa viver com simplicidade, amor, santidade, dedicação integral à causa do Evangelho. Também entendemos que a vocação para a santidade não é apenas para uns poucos cristãos excepcionais, mas um chamado para todos os cristãos.

Nossa missão no Brasil é obedecer a Palavra de Deus cumprindo a Grande Comissão de Jesus. Isto inclui evangelizar, fazer discípulos, plantar igrejas e colaborar no crescimento e desenvolvimento da organização no país. Em cada Estado do país nosso propósito é plantar igrejas e ajudar a todos os membros a descobrir, desenvolver e usar seus dons em um completo e significativo serviço, bem como relacionar a inteira necessidade do gênero humano, tanto espiritual como física. IGREJA CONGREGACIONAL PENTECOSTAL Proclamando a mensagem da cruz ao mundo