5 de mar. de 2010

Temor ao Senhor, Exibido na Revista CM

Pra quem ainda não conseguiu comprar a revista CM Missionaria, ai vai só um trecho do conteúdo EXCLUSIVO da revista! Confira:

Temor do senhor

Deuteronômio. Cap-6, ver. 1-2
Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o senhor, vosso Deus, para se vus ensinar, para que os fizesses na Terra, o que possais a possui: para que temas ao senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e ter filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Um mandamento freqüente ao povo de Deus do AT: “Temer a Deus” ou “Temer ao Senhor”.
É importante que saibamos o que esse mandamento significa para nós como crente, somente a medida que verdadeiramente temermos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão de todas as formas de temores e normais satânicas.
O Significado do temor de Deus
O Mandamento geral de “Temer ao Senhor”, inclui uma variedade do aspecto do relacionamento entre o Crente e Deus.
(1º) É Fundamental no temor a Deus, reconhecer a sua santidade, justiça e retidão como complemento do seu amor e misericórdia, isto é, conhecê-lo e compreender plenamente que ele é (PV 2.5.)
(2º) Temer ao Senhor é considerá-lo com Santo Temor e reverencia e honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa Glória, santidade, majestade e poder (FP 2.12. EX 19.16. EX 20. 18-19 DT 5. 22-27.) Quando, por exemplo, os israelitas no monte Sinai, viram Deus manifestar-se através de trovões e relâmpagos sobre o monte e uma espessa nuvem, e um Zunido de Buzina mui forte “o povo inteiro” estremeceu, e implorou a Moisés que este falasse ao invés de Deus.
(3º) O verdadeiro temor de Deus leva o crente a crer e confiar exclusivamente nele para a Salvação, Por exemplo: Depois que os israelitas atravessaram o mar vermelho como em terra seca e viram a extrema destruição do exercito egípcio, temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor. (EX 14.31 SL 115.11 SL 85.9 LU 1.50 SL 103.11, SL 130.4)

4º) Finalmente, temor a Deus significa reconhecer que ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para castigar a quem transgride suas Justas Leis, tanto no tempo, como na eternidade. (SL 76. 7-8) Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Édem, tiveram medo e procuraram esconder-se da presença de Deus. (GN 3. 8-10.) Moisés experimentou esse aspecto de temor de Deus quando passou quarenta dias e quarenta noites em oração, intercedendo pelos israelitas transgressores: "temi por causa da ira e do furor com que o Senhor tanto estava irado contra vós, para vos destruir"
RAZÕES PARA TERMOS TEMOR DE DEUS
As razões para temer o Senhor vêm do significado do temor do Senhor.
(1) Devemos temê-lo por causa de o seu grande poder como o Criador de todas as coisas e de todas as pessoas (Sl 33.6-9; 96.4-5; Jo 1.9).
(2) Além disso, o poder inspirador de santo temor que Ele exerce sobre os elementos da criação e sobre nós é motivo de temê-lo (Êx 20.18-20; Ec 3.14; Jn 1.11-16; Mc 4.39-41).
(3) Quando nós nos apercebemos da santidade do nosso Deus, i.e., sua separação do pecado, e sua aversão constante a ele, a resposta normal do espírito humano é temê-lo (Ap 15.4).
(4) Todos quantos contemplarem o esplendor da glória de Deus não podem deixar de experimentar reverente temor (Mt 17.1-8).
(5) As bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente o perdão dos nossos pecados (Sl 130.4), devem nos levar a temê-lo e a amá-lo (1Sm 12.24; SL 34.9; 67.7; Jr 5.24)
Conclusão

Se realmente, tememos ao Senhor, temos uma vida de obediência aos seus mandamentos e demos sempre um “não” estridente ao pecado. Uma das razões porque Deus inspirou temor nos israelitas no monte Sinai foi para que aprendessem a desviar-se, do pecado e a obedecer a sua Lei. (EX: 20.20) Repetidas vezes no seu discurso final aos israelitas, Moisés mostrou o relacionamento entre o temor ao Senhor e o serviço e a obediência a ele; Segundo o livro de Salmos, tempo ao senhor equivale a deleitar-se nos seus mandamentos (SL. 112) E seguir seus preceitos (SL. 119.63) Salomão ensinou que “pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal. (PV 16.6)
Considerações Finais

Espero que essa mensagem tenha lhes trazido uma boa reflexão para sua vida.
Graça e Paz para todos vocês. Leitores.
Ass.: Pr. Pedro Rocha

0 comentários:

Postar um comentário